O que podemos fazer pela diversidade na tecnologia?
Mês passado minha colega de trabalho saiu do time. Fiquei sozinha como única mulher engenheira de software da empresa.
Essa situação me fez refletir e querer fazer parte da solução. Conversei com meu tech lead para expressar a minha dor e descobri que a compartilhamos. Nos unimos. Levei a conversa aos colegas engenheiros e também encontrei apoio. Com quem mais eu posso falar? Conversei com o gestor de engenharia e até com o CEO. Todos compartilhando da mesma dor. Queremos mais mulheres no time. Como fazemos? O RH veio falar comigo para ouvir minhas sugestões.
Uma semente foi plantada, mas o que mais eu posso fazer? Indicar pessoas. Parece uma resposta simples, mas sua prática não é tão comum ainda. Se cada pessoa desenvolvedora que compartilhar da mesma dor levantar a discussão e indicar pessoas plurais para sua empresa, quão rápido iremos avançar na diversificação?
Mentorear pessoas desenvolvedoras plurais é outro ótimo caminho, e que tal ir além e patrociná-las? Garantir suas entradas no mercado de trabalho através de preparação e indicação.
Tem muito mais a ser feito. Para quem está em cargo de liderança, contratar e desenvolver pessoas Júnior é outra forma de diversificar o time.
O que mais? Compartilha comigo suas ideias.