Home Office e EAD é bem melhor do que eu imaginava

Estou aprendendo a estudar online. Antes eu tinha a ideia de que era muito melhor estudar presencialmente e vou explicar os principais motivos:
1. Você tem suporte em tempo real.
2. Ter um compromisso fixo em determinados horários, em outro lugar e com outras pessoas é mais motivador.
Mas a experiência com home office me ensinou a cumprir minhas responsabilidades sem os itens acima, o que me possibilitou enxergar os benefícios que a dinâmica à distância traz:
1. Você assume um compromisso consigo mesmo e se torna seu próprio motivador. No início não é tão fácil, mas os ganhos são transformadores, aproveitados em todas as esferas da vida.
2. Você desenvolve autonomia. Por não ter suporte à disposição sempre que precisar, você aprende a se virar e solucionar seus problemas sozinho (com a ajuda do Google, claro).
3. Você se organiza melhor e produz com mais eficácia por não ter a pressão externa e poder fazer no seu tempo. Vou explicar melhor esse item aqui. Se você está assistindo uma aula, você pode parar e voltar sempre que necessário até conseguir entender e fazer o exercício. Cada um tem o próprio ritmo de aprendizado e às vezes basta assistir mais vezes. Numa sala de aula, nem sempre você se sente confortável ao interromper a aula pra tirar dúvidas e pode virar uma bola de neve de incompreensão. Poder pausar a vídeo aula também te permite criar um conteúdo mais rico de anotações. Quem nunca ficou em dúvida se anota o que entendeu ou continua prestando atenção?
4. Você economiza. Geralmente os cursos EAD são mais baratos e a minha experiência com Home Office me fez economizar com transporte e alimentação. Eu tenho cozinhado mais e comprado marmitas mais baratas.
5. Você tem mais tempo livre para fazer o que quiser, por não gastá-lo se locomovendo de um lugar a outro. Pra quem, assim como eu, mora em metrópole, a economia de tempo chega a ser de várias horas. Você também pode aproveitar uma parte do seu horário de almoço para fazer outras coisas que você não faria no ambiente de trabalho, o que otimiza seu tempo.
Experimentar novos hábitos e se abrir para novas experiências é um exercício que procuro fazer, mas boa parte das vezes não é tão fácil. Uma coisa importante que eu faço é determinar um período de avaliação, onde se analisa constantemente os prós e contras para, no final, decidir se realmente é algo positivo que se quer adicionar ao seu estilo de vida.
Tem certos momentos que não temos poder de decisão sobre novos hábitos, como é o caso do Home Office forçado por causa da pandemia de COVID-19, mas aprendi a sempre procurar enxergar todos os lados de uma situação, valorizar seus aspectos positivos e transformar os negativos que estiverem ao meu alcance.
Enfim, acho que o Home Office e o EAD são alguns desses formatos que vieram pra ficar na minha vida.
Qual é a sua visão e experiência com Home Office e EAD?
É um prazer compartilhar minha experiência com vocês. Se vocês gostaram, não esqueçam de bater palmas. Me sigam no Linkedin. Beijos!