Como foi meu primeiro bootcamp com a Ironhack
Para entrar na área de desenvolvimento web, decidi fazer um bootcamp (programa de estudos imersivo) partindo praticamente do zero.
Foram 400 horas de aula e mais incontáveis horas de estudos, realização de exercícios e desenvolvimento de projetos em sete meses no bootcamp part-time de Desenvolvimento Web da Ironhack.
Essa foi a experiência de estudos mais intensa e transformadora que tive. Eu tinha pouco conhecimento de Javascript e não me sentia muito preparada pra esse bootcamp, mas como tive essa oportunidade, resolvi abraçá-la. No final da primeira semana de aula, eu pensava seriamente em desistir porque na aula era dado muito conteúdo para assimilar em pouco tempo e os exercícios eram bem difíceis. A metodologia de ensino era completamente diferente do que eu estava acostumada, me desafiando ao máximo, me forçando a enfrentar minha insegurança e adesenvolver técnicas de aprendizado, foco, determinação e resiliência. Mas ao invés de desistir, eu decidi me dedicar para desenvolver auto confiança e aproveitar ao máximo esse bootcamp.
Você pode me considerar uma pessoa mais instropectiva e nesse bootcamp eu me comprometi a desenvolver melhor minhas habilidades sociais. Trabalhar em dupla com pessoas dos mais diversos backgrounds sócio-culturais te exige cuidado e empatia, que eu fui aprendendo com o tempo e valeu muito a pena, pois rendeu boas amizades. Eu também tinha que apresentar meus projetos, o que era bem desafiador, mas não tanto quanto aprender a programar.
Eu estudava a matéria do dia por 2 horas antes de cada aula para facilitar a absorção do conhecimento. Também dedicava meus finais de semana para concluir os exercícios que não dava tempo de terminar em aula. E assim foram meus sete meses de estudos: cansativo, exigente, mas também valioso e recompensador.
Como resultado dessa dedicação, o projeto final que desenvolvi com dois amigos foi destaque como um dos 3 melhores do bootcamp. Vocês podem conferir ele aqui.
Se você quer saber mais sobre a escola, confira o meu artigo falando se a a Ironhack vale a pena.
O que eu quero com esse artigo não é reproduzir um discurso meritocrático. Sou muito grata a todos que possibilitaram direta ou indiretamente essa experiência e sem eles eu não teria concluído. Eu tive que enfrentar de peito aberto as minhas dificuldades e me reinventar, mas eu tive oportunidade, tempo, recursos e uma rede de apoio para chegar a esse resultado. Infelizmente essa não é a realidade de muita gente e é por isso que eu quero me dedicar a passar meu conhecimento adiante e abrir caminhos para que mais pessoas tenham oportunidades dentro da tecnologia.
Estou no começo da minha jornada como desenvolvedora e ainda tenho muito o que aprender para me tornar professora um dia, mas meu propósito está claro e meu caminho ficou mais bonito desde então.
É um prazer compartilhar minha experiência com vocês. Se vocês gostaram, não esquecam de bater palmas (rs). Me sigam no Linkedin e no Github. Beijos!